Sobre
Com a visão de ser uma fonte de inspiração para despertar vocações científicas, a Escola de Talentos do Instituto Principia oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico a adolescentes e jovens que tenham grande interesse e altas habilidades para a ciência.
A Escola de Talentos é um projeto educacional que permite que adolescentes com perfil de altas habilidades e/ou superdotação manifestem suas capacidades e desenvolvam suas habilidades pessoais, sociais e intelectuais em um ambiente de aprendizagem seguro e que valorize suas singularidades.
As atividades desenvolvidas pela Escola de Talentos estão alinhadas com a garantia e a promoção dos direitos de adolescentes, já que criam oportunidades não apenas uma educação especializada para estes jovens talentos, mas também considera os aspectos socioemocionais desses alunos e lhes assegura o direito à convivência, à inclusão e à diversidade.
O projeto pedagógico da Escola de Talentos tem duração de 30 meses e se divide em duas etapas: nos primeiros 12 meses, sob a supervisão de tutores professores doutores universitários, os alunos, através de metodologia ativa, se aprofundam no estudo de um tópico avançado de interesse comum escolhido por eles próprios.
Passados estes primeiros 12 meses, cada um dos nossos alunos escolhe um tema de seu interesse quando, sob a supervisão individual de um orientador (também um professor doutor universitário), desenvolve um projeto de pesquisa à la uma Iniciação Científica.
A Escola de Talentos acontece em horário contraturno escolar, através de 2 reuniões semanais online e eventualmente presenciais. Nossos alunos devem estar regularmente matriculados em escolas formais de ensino médio. Uma vez por ano, todos os nossos alunos, tutores e orientadores se reúnem presencialmente na sede da Escola, em São Paulo, quando lhes é oferecido um programa científico, cultural e social.
A Escola de Talentos é totalmente gratuita e oferece apoio para alunos em condições financeiras difíceis ou em situação de vulnerabilidade social. Nossos alunos têm ainda acompanhamento psicológico e pedagógico para acompanhar a sua evolução durante o projeto. Alguns recebem auxílio financeiro.
Atualmente, o Diretor da Escola de Talentos é o Prof. Dr. Marcelo M. Guzzo, professor titular aposentado do Instituto de Física Gleb Wataghin, Unicamp.