top of page
IFT - Centro .jpg
LOGO-CENTRO DE PESQUISA 1.png

PROGRAMAS TEMÁTICOS DE PESQUISA DO INSTITUTO
Edital de Fluxo Contínuo

O Instituto Principia cumpre sua missão por meio da organização de programas temáticos para pesquisadores visitantes nacionais e internacionais que permitam abordar problemas de fronteira envolvendo física de maneira geral, mas também outras áreas relevantes da ciência.

Os programas do Instituto Principia devem atacar problemas importantes para os quais o Brasil já possua uma comunidade científica capacitada e com inserção internacional consolidada. Esses problemas devem ser, por um lado, cientificamente relevantes e, por outro lado, estar ao alcance das capacidades nacionais atuais e projetivas. Devem servir para articular pesquisadores de diversas instituições e de diversas especialidades, em um esforço comum para realizar avanços significativos e/ou para traçar o caminho para a solução do problema.

É desejável que os programas possam definir estratégias, fazer diagnósticos das maiores dificuldades, elencar as necessidades de desenvolvimento e/ou de capacitação técnica, criar grupos de trabalho com tarefas específicas, definir as etapas e marcos principais para a solução do problema, definir métricas para aferir sucesso e formas de correção de rumo no caso de insucesso.

Para programas de pesquisa com possibilidade de aplicações, espera-se o envolvimento de pesquisadores com outros setores da sociedade, tais como indústria, comércio e organizações governamentais e não governamentais, que permitam discussões formais e informais com o objetivo de cooperar na busca de soluções para problemas de interesse comuns.

Os programas de pesquisa do Instituto Principia devem igualmente procurar contemplar atividades que envolvam informação e divulgação da ciência para toda a sociedade, por meio de colóquios, palestras de divulgação, podcasts, livestreams, mesas redondas, artigos em jornais.

O Instituto Principia selecionará anualmente os programas para ocorrerem em seu Centro de Pesquisa entre as propostas da comunidade científica nacional e internacional.

Submissão:

A submissão das propostas de eventos segue o regime de fluxo contínuo e o resultado da análise realizada pelo Conselho Científico será divulgada no máximo em 90 dias após a submissão da proposta. Esse Edital permanecerá aberto até quando existirem recursos disponíveis no ano de 2024. As propostas devem ser enviadas para o email:

 

eventos@institutoprincipia.org.

bottom of page