YouScience: você na ciência

O que é ciência? O que faz um cientista?

O que devo fazer para me tornar um cientista?

O YOUSCIENCE é destinado a jovens interessados em Ciência, preferencialmente aqueles que estão no Ensino Médio, que terão prioridade para entrar nos eventos do YOUSCIENCE.

 

Não será permitida a saída do Instituto Principia durante o evento. Haverá um pequeno serviço de salgados e sucos no intervalo das palestras. Se quiser, traga a sua própria comida (lanche e/ou bolacha e/ou salgado e/ou chocolate etc.). 

 

No nosso complexo está o Casarão Zel, que abriga o Zel Café e a Livraria do Comendador. No gastrocafé, almoço, jantar, bolos, saladas, comidinhas para qualquer hora do dia são uma opção, com destaque para o café especial de Minas Gerais produzido pela família proprietária. O horário é das 7h30 às 22h30 de terça a sábados (domingos e feriados das 8h às 17h). A Livraria oferece os best-sellers do mercado e publicações de temas da Ciência. Encontre mais informações no site www.zelcafe.com.br

 

O YOUSCIENCE acontece no Planetário/Domo do Instituto Principia que fica na Rua Pamplona, 145, Bela Vista, São Paulo, SP. A estação de metrô TRIANON-MASP, Linha 2-Verde fica a cerca de 200 m do Instituto Principia.

O nosso próximo evento será dia 30/11 as 14h 

Adquira seu ingresso gratuito abaixo

O Prêmio Nobel de Física e Química 2019

Este ano o prêmio Nobel de física foi concedido a James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz devido às contribuições nas áreas de Cosmologia e Astronomia.

James Peebles foi reconhecido por prever a descoberta da Radiação Cósmica de Fundo, essencial para estudar a evolução do Universo.

Michel mayor e Didier Queloz foram reconhecidos pelas descobertas do primeiro planeta fora do Sistema Solar, exoplaneta 51 Pegasi b em 1995.

O Prêmio Nobel de Química de 2019 teve como ganhadores os cientistas John B. Goodenough, M.Stanley Whittingham e Akira Yoshino pelo desenvolvimento de baterias de íons de lítio. Eles criaram um "mundo recarregável", nas palavras do comitê do Prêmio Nobel.O comitê destacou ainda que a bateria é usada para várias finalidades — desde celulares a veículos elétricos — e pode armazenar quantidades significativas de energia solar e eólica, abrindo caminho para uma sociedade livre de combustíveis fósseis.

Flávia Sobreira 

Possui bacharelado, licenciatura e Mestrado em Fisica  pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica. Fez pós-doutoramento no Observatório Nacional e no Fermilab. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas. Participa do projeto Dark Energy Survey (DES) e do projeto Sloan Digital Sky Survey IV, ambos gerenciados pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Cosmologia e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: energia escura, levantamentos fotométricos, estrutura em grande escala do universo, oscilações acústicas bariônicas, aglomerados de galáxias.

Roberto Manuel Torresi

Bacharel em Físico Química e doutorado em Ciências Químicas pela Universidade Nacional de Córdoba, Córdoba, Argentina. Realizou seu pós-doutorado na Universidade Pierre et Marie Curie, Paris, França. Foi professor visitante no Instituto de Física da UNICAMP, Campinas e professor doutor ao Instituto de Química de São Carlos (USP), São Carlos onde permaneceu até 2002. Atualmente é professor titular no Instituto de Química da Universidade de São Paulo e editor do Journal of the Brazilian Chemical Society e do Journal of Electroanalytical Chemistry. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: líquidos iônicos a temperatura ambiente, microbalança a cristal de quartzo, eletrodos modificados com materiais inorgânicos, orgânicos ou híbridos, baterias de íon-lítio e eletro-intercalação. 

Sobre a Experiência do YouScience

Nicolle

"Acho que foi uma grande experiência que me fez ter outro olhar sobre os temas."

Bruno Guilherme dos Santos Diniz

"Foi um dos poucos eventos de divulgação científica dos quais tive o prazer de participar, e com certeza foi o melhor. Os assuntos e palestras foram incríveis, assim como a forma que os palestrantes abordaram cada um deles. Sempre me lembrarei com carinho

daquele dia e serei muito grato pela qualidade das informações adquiridas!!"

Letícia Almeida Teixeira Mendes

"Acredito que todos que estavam presentes adoraram fazer perguntas, ouvir as histórias de todos os palestrantes, ter um conhecimento ainda mais abrangente e é claro: se sentir motivado ainda mais pela ciência. Eu como apaixona por esses assuntos, venho aqui agradecer a iniciativa do Instituto Principia, aos palestrantes e organizadores e dizer que a ciência brasileira está viva sim e precisamos cada vez mais de apoio, incentivo e voz!"

Instituto Principia