top of page
  • Foto do escritorEduardo Sato

Segunda lua da Terra?


Simulação da orbita da 2020 CD3 feita por Tony Dunn (https://twitter.com/tony873004/status/1232492803805986816)


Os astrônomos Teddy Pruyne e Kacper Wierzchos descobriram uma mini-lua orbitando a Terra na noite de 15 de Fevereiro de 2020. Para tanto, eles usaram um telescópio de 60” da Catalina Sky Survey, uma colaboração que faz levantamentos de novos cometas e asteróides conduzida pelo Observatório Steward da Universidade do Arizona e financiada pela NASA.

Nossa nova mini-lua recebeu o nome 2020 CD3 e tem um tamanho estimado entre 2 e 3.5 metros de comprimento. Segundo simulações feitas com os dados obtidos, a Terra capturou sua segunda lua, um pequeno asteroide, há aproximadamente três anos. A órbita deste novo satélite natural é bastante instável e ele deve deixar a Terra já em Abril deste ano.

Mini-luas são raras, mas esta não é a primeira a ser detectada. Por exemplo. tivemos outros casos em 2006 e 2016; Em especial, a mini-lua de 2016 conhecida como DN160822_03, caiu na Terra, na Austrália. É possível ver filmagens deste fenômeno na internet, pois este foi detectado pelo Desert Fireball Network, um conjunto de câmeras no deserto para monitorar meteoróides entrado na atmosfera.


A 2020 CD3 não representa nenhum risco à Terra, segundo cálculos da NASA, a chance de um impacto nos próximos 100 anos é de apenas 3%. Mas a detecção deste evento é de extrema importância pois possibilita o estudo de órbitas complexas, podendo auxiliar inclusive no planejamento de trajetórias de satélites e foguetes.

Infelizmente, devido ao seu pequeno tamanho, nossa nova lua não é visível a olho nu, sendo difícil identificá-la até mesmo usando telescópios. Mas podemos curtir as últimas semanas em que ela nos fará companhia através dos comunicados dos astrônomos e da nossa imaginação.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page