top of page
  • Foto do escritorEduardo Sato

Sagittarius A* não é um buraco negro?


Sagittarius A*. Foto: NASA - Chandra X-Ray Observatory

Sagittarius A* é um objeto compacto e supermassivo no centro da nossa galáxia. Sua descoberta foi homenageada com o prêmio Nobel de 2020, que foi dado a Andrea Ghez e Reinhard Genzel. Sempre acreditamos que este objeto fosse um buraco negro, mas um estudo publicado na Montly Notices of Royal Astronomical Society em Maio de 2021 mostra indícios que apontam que Sagittarius A* seja na verdade uma bolha de matéria escura.


A descoberta de Sagittarius A* foi feita observando as chamadas estrelas S nos últimos 28 anos. Suas trajetórias elípticas concordam com a previsão da relatividade para órbitas em torno de uma buraco negro de 4 milhões de massas solares. Porém, uma nuvem de gás com cerca de três vezes a massa da Terra conhecida como G2, desafia este modelo.


A G2 foi observada indo em direção a Sagittarius A* e deveria ter sido absorvida pelo seu horizonte de eventos, porém a dinâmica observada difere da prevista pelo modelo de buraco negro.


O estudo publicado em Maio aponta que um modelo específico de matéria escura chamado Ruffini–Arguelles–Rueda explica não somente o movimento da G2, mas também explica o movimento das estrelas S com tanta precisão ou melhor que o modelo atual.


Neste modelo a matéria escura é composta de uma partícula denominada darkino, que tem uma massa prevista de 56 keV/c², isto é, cerca de nove vezes mais leve que um elétron. Por serem leves, estes darkinos não colapsariam em um buraco negro a menos que a massa total da Saggitarius A* fosse 100 vezes maior que a atual, mas na verdade elas se aglomeram em uma bolha de matéria escura.


Este modelo poderia ajudar a entender a formação de buracos negros supermassivos, visto que a observação de buracos negros intermediários é bastante rara, o que levanta a hipótese que estes buracos negros não vieram de buracos negros menores acretando matéria.


Para um completo sucesso deste modelo precisaríamos detectar os darkinos em um experimento de física de partículas, algo que ainda não aconteceu. Diversos experimentos tentam detectar os constituintes da matéria escura, mas até então sem sucesso.


O que será que repousa no centro da nossa galáxia? Somente com mais estudos e observações poderemos chegar a algo conclusivo.


Saiba Mais:

[1] E A Becerra-Vergara et al; Hinting a dark matter nature of Sgr A* via the S-stars. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society: Letters, Volume 505, Issue 1, July 2021, Pages L64–L68.

854 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page