top of page
  • Foto do escritorEduardo Sato

Mulheres e meninas nas ciências exatas e tecnológicas



É notável o desbalanço entre os gêneros quando falamos de profissões que envolvam ciências exatas, sendo estas consideradas de forma equivocada como “trabalho de homem”. Isto é fruto de um machismo bastante enraizado e se queremos uma sociedade mais igualitária, é fundamental que encorajemos mais garotas a ingressarem em carreiras como as engenharias para que elas tomem estes espaços vistos como masculinos.


Considere a seguinte situação: Você vai ao aniversário de um filho de um colega e precisa levar um presente. Quais ideias vem a sua cabeça? Um carrinho? Um kit de Lego? Quem sabe um robô de brinquedo? E caso a criança fosse uma menina, qual o primeiro pensamento? Um boneca? Uma casinha? Esta situação, por mais inocente que possa parecer, nos mostra uma coisa interessante: Meninas não são tão incentivadas à atividades que envolvem lógica quanto meninos, e isto é algo que acontece desde muito cedo em suas vidas. Como então apoiá-las a seguir carreiras em ciências exatas e tecnológicas sendo estes estereótipos de gênero tão reforçados?

Um projeto que tenta mudar esta realidade é o “Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia” (EMC&T) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que apresenta alunas do Ensino Médio a diversas aplicações tecnológicas, conceitos e problemas reais de ciência e engenharia com objetivo de fazê-las conhecerem e considerarem carreiras nos campos científicos e tecnológicos. Isto se dá através, oficinas, palestras, visitas a empresas, bate-papos com profissionais de diversas especialidades, entre outros.


Das 92 meninas que participaram das três primeiras edições do programa EMC&T que teve início em 2009, 47.3% optaram por cursos na área de Ciência e Tecnologia, o que é bastante animador, visto que é um número bastante acima da média. Isto é muito motivador e pode influenciar outros programas parecidos em outras regiões, para que toda menina seja apresentada as diversas oportunidades que possam estar ignorando, mesmo tendo grande aptidão para disciplinas como Fìsica e Matemática, apenas por não considerar estes caminhos como pertencentes a elas.


Caso você se interesse pelo assunto, a Prof. Valquíria Villas-Boas apresentará o próximo YouScience dia 22/08, às 15:00 h, com a palestra: “Encorajando Meninas Para Ciência“ que poderá ser acompanhada pelo nosso canal no YouTube! Mais informações: https://www.institutoprincipia.org/youscience


Referências e saiba mais:

Blog do projeto EMC&T - http://emeninasct.blogspot.com/


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page