Buscar
  • Eduardo Sato

Imagem direta de uma anã marrom e os observatórios do Mauna Kea


Imagem do sistema HD 33632. O círculo no centro é uma estrela (HD 33632Aa) e o ponto indicado por b é anã marrom HD 33632Ab.

Artigo publicado em Novembro de 2020 na The Astrophysical Journal Letters apresenta uma imagem direta de uma anã marrom, a “HD 33632Ab” orbitando uma estrela. Anãs marrons são objetos intermediários, maiores que planetas e menores que estrelas, sendo sua temperatura insuficiente para iniciar processos de fusão de hidrogênio como nas estrelas.


A HD 33632Ab tem massa 46,4 vezes maior que a de Júpiter e orbita a uma distância de cerca de 20 U.A de sua estrela, isto é, aproximadamente a distância entre Mercúrio e Plutão.


As imagens foram feitas com o Subaru Telescope e complementadas com informações do Keck Observatory, ambos localizados no pico do Mauna Kea, no Hawaii. O Mauna Kea é a maior montanha do Hawaii e é considerado um dos melhores lugares do mundo para observações astronômicas devido à baixa poluição luminosa, baixa umidade, baixa latitude, boas condições climáticas e grande altitude.


Os observatórios do Mauna Kea ficam em uma região conhecida como “Astronomy Precint”, que abriga 13 telescópios mantidos por diversos países. Apesar do grande número de observatórios, a área tem atraído controvérsias por ser considerada uma região sagrada para os nativos havaianos e devido aos possíveis impactos ambientais.


As controvérsias e protestos voltaram à tona devido a planos de se construir um novo telescópio, o Thirty Meter Telescope (TMT), que seria o maior telescópio de luz visível do Mauna Kea. Parte dos acordos iniciais para a aprovação do plano de construção do TMT envolvia a desativação de 3 dos telescópios atualmente em operação. Mas protestos, bloqueios de estradas e até mesmo um pedido de impeachment do governador do Hawaii têm impedido a evolução do projeto.


O avanço da ciência é importante, mas não pode se sobrepor à cultura dos povos ou desrespeitar a população local. Espero que negociações possam ser feitas para benefício de ambas as partes e que possamos seguir produzindo ciência de maneira ética!


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

© 2020 Instituto  Principia

Rua Pamplona 145, Bela Vista, 01405-900

São Paulo - SP.