top of page
  • Foto do escritorEduardo Sato

Eugene Shoemaker, aquele que repousa na Lua


um homem branco de meia idade com um bigode fino, vestindo uma camiseta clara. A sua frente um microscópio.. foto em preto e branco.
Eugene Shoemaker, geólogo estadunidense.

Um costume da cultura ocidental é jogar as cinzas de seus mortos em um lugar que foi bastante significativo para a pessoa homenageada em vida. Mas sabia que uma pessoa teve suas cinzas levadas à Lua? Uma homenagem mais que merecida para o cientista Eugene Shoemaker, a única pessoa a repousar em um corpo celeste fora da Terra!


Eugene Merle Shoemaker (1928-1997) foi um importante geólogo, sendo um dos fundadores das chamadas ciências planetárias, isto é, o estudo de luas, planetas, sistemas planetários e como estes se formaram. Uma de suas descobertas mais famosas é o cometa Shoemaker-Levy 9, que foi observado por ele, Carolyn Shoemaker e David Levy.


A observação foi feita em 1993, e na época, este cometa tinha sido capturado por Júpiter, orbitando o planeta. Em 1994, o cometa colidiu com Júpiter, fornecendo a primeira observação direta de uma colisão extraterrestre entre objetos do sistema solar.


Outro tema de estudos de Shoemaker eram as crateras, tanto terrestres quanto lunares. Por exemplo, ele foi um dos cientistas responsáveis por mostrar de maneira conclusiva que a Cratera Meteoro no Arizona (EUA) foi formada devido a um impacto de um meteoro através da observação de coesita, uma substância formada quando quartzo é submetido a grandes pressões e temperaturas.


Ele também foi um dos candidatos a astronauta da missão Apollo, e teria sido o primeiro geólogo a andar na Lua e estudar suas crateras de perto. Infelizmente devido a problemas de saúde foi desqualificado, mas apesar disso, Shoemaker ajudou a treinar vários astronautas.


Quando ele morreu, em 1997, como uma homenagem a suas contribuições, um pouco de suas cinzas foram levadas a Lua, pelo Lunar Prospector, uma missão não tripulada que ocorreu no começo de 1998. Com isto, ele é até hoje a única pessoa com restos mortais em um corpo celeste fora da Terra. Junto à cápsula que levou suas cinzas estavam uma foto do cometa Hale-Bopp (o último que ele observou com sua esposa), uma foto da Cratera Meteoro e uma citação de Romeu e Julieta:


"E quando ele morrer, corte-o em pequenas estrelas
E ele deixará a face do céu tão bela
Que o mundo inteiro se apaixonará pela noite
E deixará de adorar o sol berrante"

Saiba Mais:

[1] Shoemaker - Nightwish. Música de uma banda finlandesa que homenageia o cientista.

[2] How a Man's Ashes Made it to the Moon - Great Big Story. A história de Eugene narrada por sua esposa, a astrônoma Carolyn Shoemaker


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page