top of page
  • Foto do escritorEduardo Sato

Conheça o Amazonian Tall Tower Observatory (ATTO)



A 150 quilômetros de Manaus está a maior torre para observação científica do mundo. Na reserva Uatumã, localizada no meio da floresta amazônica, está a torre ATTO, do inglês Observatório da Torre Alta da Amazônia, considerada uma das maiores parcerias científicas entre Brasil e Alemanha. A torre é utilizada para estudar as mudanças climáticas da Amazônia e sua relação com o clima global a longo prazo, através de suas interações com a atmosfera.



Comparação com outras estruturas. A torre ATTO é maior que a Torre Eiffel na França (Fonte: Academia Brasileira de Ciências)


Inaugurada em 2015, a torre possui 325 metros de altura, cerca de 8,5 vezes maior que o Cristo Redentor, e é um empreendimento coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), pela Universidade do Estado do Amazonas e pelo Instituto Max Planck da Alemanha, sendo um investimento de cerca de 20 milhões de reais.


A previsão é que a torre colete diversos dados por ao menos vinte anos, como fluxos de água, gás carbônico, ozônio e aerossóis. Devido a sua altura, seus instrumentos podem monitorar uma área de 1.000 quilômetros quadrados, preenchendo uma lacuna entre instrumentos terrestres e satélites.


O centro de pesquisa até o momento gerou 60 artigos, sendo em sua maioria publicações de acesso aberto, isto é, qualquer pessoa interessada pode ler os artigos gratuitamente. Um exemplo dos resultados publicados é o mecanismo de produção de nuvens na Amazônia, de extrema importância para o clima na América do Sul.


O ATTO é um projeto incrível que ainda pode revelar muito sobre a floresta amazônica, um patrimônio da humanidade que precisamos preservar, pois é responsável por boa parte dos ciclos de água e carbono mundiais e pode afetar de maneira drástica o clima do planeta.


Saiba mais e referências:


[1] Torre ATTO- Nova Amazônia

[2] Project ATTO - site oficial


1.344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page