top of page

Amazônia-1, satélite com tecnologia totalmente brasileira é lançado ao espaço


ree

Satélite Amazônia-1 (Fonte:INPE)


Primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado e produzido no Brasil, o Amazônia-1 foi lançado no dia 28 de fevereiro de 2021 ao espaço pelo Centro de Lançamento Satish Dhawan Space na Índia a bordo da missão PSLV-C51. Este satélite faz parte da Missão Amazônia, projeto para monitorar a região amazônica, além de áreas utilizadas para agricultura, a região costeira e reservatórios de água. A Missão Amazônia planeja lançar mais dois satélites: o Amazônia-1B e o Amazônia-2.


O Amazônia-1 irá gerar imagens do planeta a cada 5 dias, usando um sensor capaz de observar uma faixa de cerca de 850 quilômetros de extensão, tendo uma resolução de 64 metros. Sua órbita é polar, isto é, durante seu ciclo em torno da Terra passa pelos dois pólos do planeta. Esta órbita possui uma altitude de 757 quilômetros e faz uma revolução na Terra em 5 dias.


Com seu desenvolvimento, o Brasil entra em um seleto grupo de 20 países que dominam o ciclo completo de desenvolvimento de um satélite.


No dia 03 de Março de 2021, as primeiras imagens do satélite foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do governo responsável pelo seu desenvolvimento e operação. Atualmente o equipamento encontra-se em fase de testes, que serão concluídos no dia 15 de Março de 2021, para que então o Amazônia-1 possa começar a captar dados oficiais que serão públicos e disponibilizados na internet.


Entre seus principais objetivos estão o sensoriamento remoto para monitoramento de desmatamento na Amazônia e a observação de desastres naturais. Segundo o INPE, o Amazônia-1 é capaz de fornecer dados de um ponto específico em dois dias. Tudo isto graças ao esforço de pesquisadores brasileiros que se empenharam 13 anos para sua construção, sendo um investimento de 380 milhões de reais.

Referências e Saiba Mais:


[1] Amazonia-1 é lançado com sucesso e satélite já está em órbita - Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações


Komentarze


Logo - Branco 01.png
Contato

(11) 3253-6044 | (11) 99000-8426

contato@institutoprincipia.org

Endereço

Rua Pamplona, 145 - Casarão - Bela Vista

CEP: 01405-900 - São Paulo - SP

Instituto

Breve Histórico

Missão, Visão e Valores

Estrutura Institucional

Prestação de Contas

Relatório de Atividades

Pesquisa

Edital Fluxo Contínuo

Próximos Eventos Científicos

Centro de Ciências

Escola de Talentos

Sobre

Estrutura Institucional

Pesquisa

Fóruns e Seminários

Encontros

Academia

Participações

Apoio

Divulgação Científica

Programas Internos

Cinema Científico

YouScience

Ombros de Gigantes

Observações Astronômicas

Programas Parceiros

Física para Todos - USP

Laboratório de Demonstrações - USP

Eventos para Terceira Idade - USP

Mostra de Filmes Polares - InterAntar

Próximos Eventos de Divulgação

 Instituto  Principia © 2025 - Política de Privacidade Termos de Uso

bottom of page