top of page

Artigos & 

 Curiosidades

Segunda lua da Terra?

Por Eduardo Sato

Os astrônomos Teddy Pruyne e Kacper Wierzchos descobriram uma mini-lua orbitando a Terra na noite de 15 de Fevereiro de 2020. Para tanto, eles usaram um telescópio de 60” da Catalina Sky Survey, uma colaboração que faz levantamentos de novos cometas e asteróides conduzida pelo Observatório Steward da Universidade do Arizona e financiada pela NASA.

 

Nossa nova mini-lua recebeu o nome 2020 CD3 e tem um tamanho estimado entre 2 e 3.5 metros de comprimento. Segundo simulações feitas com os dados obtidos, a Terra capturou sua segunda lua, um pequeno asteroide, há aproximadamente três anos. A órbita deste novo satélite natural é bastante instável e ele deve deixar a Terra já em Abril deste ano.

Mini-luas são raras, mas esta não é a primeira a ser detectada. Por exemplo. tivemos outros casos em 2006 e 2016; Em especial, a mini-lua de 2016 conhecida como DN160822_03, caiu na Terra, na Austrália. É possível ver filmagens deste fenômeno na internet, pois este foi detectado pelo Desert Fireball Network, um conjunto de câmeras no deserto para monitorar meteoróides entrado na atmosfera.

 

ERqwnwgUUAAXNGs.jpg
Simulação da orbita da 2020 CD3 feita por Tony Dunn
(https://twitter.com/tony873004/status/1232492803805986816)

A 2020 CD3 não representa nenhum risco à Terra, segundo cálculos da NASA, a chance de um impacto nos próximos 100 anos é de apenas 3%. Mas a detecção deste evento é de extrema importância pois possibilita o estudo de órbitas complexas, podendo auxiliar inclusive no planejamento de trajetórias de satélites e foguetes.

Infelizmente, devido ao seu pequeno tamanho, nossa nova lua não é visível a olho nu, sendo difícil identificá-la até mesmo usando telescópios. Mas podemos curtir as últimas semanas em que ela nos fará companhia através dos comunicados dos astrônomos e da nossa imaginação.

bottom of page