Artigos & 

 Curiosidades

Macieira de Newton

Por Eduardo Sato.

Sir Isaac Newton (1643-1727) foi um importante físico inglês, co-criador do cálculo diferencial e desenvolvedor das leis da mecânica e da gravitação universal. Diz a lenda que Newton teve seu momento “Eureka!” ao ser atingido por uma maçã que caiu em sua cabeça enquanto repousava embaixo de uma árvore, se perguntando por que as maçãs caem e levando a escrita da sua principal obra, o Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural).

 

Provavelmente isto não aconteceu desta forma, porém de fato existe uma macieira! No livro “Memoirs of Isaac Newton’s life”, William Stukeley conta que ouviu do próprio Isaac Newton esta história: “ (...) ele me contou, que estava na mesma situação, quando outrora, a noção de gravitação veio a sua mente. Por que as maçãs sempre caem perpendicularmente ao chão, ele refletiu para si; ocasionado pelo cair de uma maçã, enquanto ele sentava em um estado contemplativo (...)”.

 

A Macieira original está em Lincolnshire, Reino Unido, na casa onde Newton passou sua infância. O evento teria ocorrido em 1666, época em que a peste bubônica afetava a Europa, o que fez com que ele voltasse de Cambrigde para sua casa em Lincolnshire.

 

Leticia Elias

Clones e descendentes destas árvores foram plantadas em diversos lugares do mundo, como na Universidade Cambridge e algumas sementes foram levadas até mesmo para estação espacial, para inspirar novos cientistas em suas buscas pelas leis da natureza.

No Instituto Principia não há uma das filhas da macieira de Newton, mas ela está representada por um vitral em uma das janelas do casarão, juntamente com a capa do livro Principia Mathematica, acompanhada do espírito investigativo que guia os físicos há séculos e que deve inspirar nossos trabalhos.

 

Foto: Le Lae

versoes_marca_principia_final_PRINT-4 co
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Sobre nós


O instituto Principia é uma instituição sem fins lucrativos, nossa missão é disseminar a ciência.

© 2017 Instituto  Principia, todos os direitos reservados

Rua Pamplona 145, Cerqueira César, 01405-900,

São Paulo - SP.

Onde a ciência conecta o mundo.