Cosmologia
01 de Junho de 2019
Resumo
Cosmologia é o ramo da física que estuda a criação e evolução temporal do universo. Perguntas como: “O universo teve um começo?”,”Ele está em expansão?” e “Do que o universo é feito?” podem ser respondidas de forma cientificamente rigorosa através dela. Uma das primeiras grandes observações para a cosmologia é a chamada lei de Hubble-Lemaitre que mostra que quanto mais distante um objeto astronômico está em relação a nós, maior é a velocidade com que ele está se distanciando. Isto é uma evidência da expansão do universo, mas como esta observação é feita? Para entender esta observação, comentamos sobre métodos para medir distâncias astronômicas e para medir velocidades. Comumente estes dados levam à falsa conclusão de que a Terra está no centro desta expansão. Para esclarecer este mal entendido, faremos uma pequena atividade experimental, e discutiremos a ideia de uma expansão do universo sem centro.
Outra descoberta fascinante da Cosmologia Moderna é que a composição de 95% do Universo é desconhecida! Cerca de 25% é feita do que é chamado de ‘Matéria Escura’ e 70% de ‘Energia Escura’. Os outros 5% são formados pela matéria e radiação conhecidas. Mas como sabemos disso? Como podemos, aqui da Terra, saber do que é feito o Universo, inclusive essas entidades invisíveis? É aí que o método científico entra em cena.
A física é uma ciência experimental, e foram experimentos que nos trouxeram ao nosso entendimento atual. Além da discussão com os participantes, são planejadas atividades práticas para se mostrar como a aplicação da teoria de gravitação às observações permite aos cientistas determinar do que é feito o Universo. Além disso, hoje sabemos que o Universo teve um começo e entendemos como ele evoluiu. Neste processo de descoberta, outras tantas teorias do Cosmos morreram por não explicarem o que era visto. Isso é próprio da ciência. Portanto, além de discutir sobre nosso conhecimento atual do Universo, pretende-se mostrar como a Cosmologia, hoje, é uma teoria científica rigorosa, poderosa. Uma conquista de muitos séculos e muitas mentes.