Francis Halzen

 Louis Francis Halzen é um físico de partículas belga-americano, conhecido pelo desenvolvimento do Observatório IceCube Neutrino na Estação do Pólo Sul Amundsen-Scott na Antártica,

Instituto Principia


A Fundação Instituto de Física Teórica foi criada na década de 1950 para colaborar com a autonomia científica do Brasil em ciência básica. Sediada na Rua Pamplona, 145, a 500 metros da avenida Paulista, a Fundação hoje conta com novas instalações que lhe permitirão abrigar um maior número de atividades nos próximos anos e já a partir de 2019. A fim de coordenar essas atividades foi criado em 2017 o Instituto Principia, do qual a Fundação é sua mantenedora. Inspirado no Instituto Isaac Newton para Ciências Matemáticas, com sede dentro do campus da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o Principia terá três áreas centrais de atuação concentradas em três edifícios. Eles são: um Centro de Pesquisa, onde será promovida a pesquisa colaborativa entre físicos do Brasil e do exterior, um Domo Digital, que pode funcionar como  um Planetário, onde ocorrerá a divulgação da ciência para o grande público e, finalmente, um Casarão restaurado da década de 1930 onde será desenvolvido um trabalho de mentoria para jovens da rede pública e privada do ensino médio que possuírem altas habilidades em Física e Matemática.


O nome do novo instituto é uma referência ao famoso livro de Newton (1643-1727) denominado Princípios matemáticos da filosofia natural, ou simplesmente Principia em latim. “Nossa ideia não é competir com as universidades por fundos públicos para a pesquisa nem ser uma agência de fomento”, explica a física Renata Zukanovich Funchal, diretora científica do Instituto Principia e professora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). “Queremos ser um centro autossuficiente e captar dinheiro privado para nossas atividades.” A Fundação Instituto de Física Teórica é entidade de direito privado sem fins lucrativos.

Um projeto por vez 

As edificações onde serão realizadas as atividades da Fundação foram viabilizadas mediante a negociação do terreno onde ela se localiza desde a década de 1950, enquanto sua sustentabilidade é provida pelo aluguel de unidades numa torre comercial no mesmo endereço. Contudo os programas científicos, mobiliário, ar condicionado e todos os equipamentos do Domo Digital/Planetário precisam de recursos adicionais provenientes de entidades de fomento e de patrocinadores para serem viabilizados. Por outro lado, com relação à manutenção das atividades no dia-a-dia, Gerson Francisco, diretor-presidente da Fundação afirma que, por meio dos aluguéis,  “Nosso compromisso é arcar com os custos fixos do Principia”. 

Entrevista: Renata Zukanovich 


O físico do IceCube é o primeiro nome a fazer parte do comitê de especialistas do exterior encarregado de selecionar os projetos científicos que serão apoiados pelo Principia. O grupo de pesquisadores internacionais terá entre cinco e sete membros e receberá para análise final as melhores propostas pré-escolhidas pelo comitê científico do instituto, formado por cientistas das três universidades estaduais de São Paulo. O Principia não terá um corpo permanente de pesquisadores. Seu prédio dedicado à ciência será ocupado temporariamente por equipes de físicos do Brasil e do exterior que deverão passar uma temporada de três a seis meses trabalhando conjuntamente em torno de alguma questão científica importante. “Queremos que o instituto funcione como um hub internacional de pesquisadores, que ficarão algum tempo aqui debruçados sobre um tema fundamental da física e produzirão trabalhos científicos conjuntos”, comenta Renata. “Vamos abrigar em nossa estrutura apenas um projeto por vez.” Não há uma data marcada para que o centro de pesquisas receba sua primeira leva de pesquisadores-visitantes, mas a meta é que isso ocorra em 2019.


Este texto foi adaptado de uma publicação da Pesquisa FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND.  Leia o original.

versoes_marca_principia_final_PRINT-4 co

Onde a ciência conecta o mundo.

Sobre nós


O instituto Principia é uma instituição sem fins lucrativos, nossa missão é disseminar a ciência.

© 2017 Instituto  Principia, todos os direitos reservados

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Rua Pamplona 145, Cerqueira César, 01405-900,

São Paulo - SP.

Apresentaçao_Francis_Halzen