Buscar
  • Instituto Principia

Oceanografia

Atualizado: Mai 26


O mar sempre representou uma inesgotável fonte de mistérios e desafios para o homem. Os povos primitivos viam-no como um universo repleto de seres fantásticos e monstruosos, difícil de enfrentar e de conhecer. Aristóteles, em 380 a.C., foi o primeiro pensador a estudar o oceano utilizando uma metodologia mais científica. No entanto, apesar do início tão precoce, passaram-se cerca de dois mil anos até que a ciência oceanográfica viesse efetivamente a existir, Surgiu então a Oceanografia ou Ciências do Mar.

A Oceanografia é uma ciência do ramo das geociências que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos


que neles se verificam e de sua interação com os continentes e com a atmosfera, bem como os processos que atuam nestes ambientes. A Oceanografia estuda também a vida marinha, seja vegetal ou animal.

A Oceanografia se divide em cinco áreas: oceanografia física, oceanografia química, oceanografia biológica, oceanografia geológica e oceanografia social.


Palestra ministrada pela Professora Doutora Camila Negrão Signori do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e atua na área de Oceanografia Microbiana. Saiba mais sobre Camila Negrão Signori.



124 visualizações
versoes_marca_principia_final_PRINT-4 co

Onde a ciência conecta o mundo.

Sobre nós


O instituto Principia é uma instituição sem fins lucrativos, nossa missão é disseminar a ciência.

© 2017 Instituto  Principia, todos os direitos reservados

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Rua Pamplona 145, Cerqueira César, 01405-900,

São Paulo - SP.