Buscar
  • Eduardo Sato

Missão MARS 2020 é enviada para Marte pela NASA


Foto: United Launch Alliance/NASA

30 de Julho de 2020, esta é a data que marca o início da jornada do rover Perseverance rumo a Marte, que deve chegar ao planeta vermelho em 18 de Fevereiro do próximo ano. Lançado a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, a missão do robô enviado pela MARS 2020 é buscar sinais de vida microscópica ancestral no planeta, caracterizar o clima e o geologia do planeta, além de coletar amostras de rochas e sedimentos que serão enviadas para a Terra e serão usadas em estudos futuros.


O local escolhido para o pouso é a Cratera Jezero, uma cratera com 45 quilômetros próxima ao linha do equador de Marte. Nesta região foi detectada a presença de argila, um forte indício de que neste local já houve água. Assim, acredita-se que esta cratera tenha sido há cerca de 3 ou 4 bilhões de anos um lago, permitindo a existência de vida. Esperamos que a missão possa responder uma das perguntas mais fundamentais da Astrobiologia: existem sinais potenciais da existência vida microscópica no passado de Marte?


O rover Perseverance foi construído pelo Jet Propulsion Laboratory (NASA) e deverá ficar ao menos um ano marciano (aproximadamente 687 dias) no planeta vermelho. Uma característica interessante é que diferentemente do seu antecessor, o rover Curiosity, que usava uma broca para pulverizar amostras de rocha, o Perseverance cortará pedaços com tamanho aproximado de um giz e os armazenará em tubos de ensaio que serão coletados e enviados a Terra em uma missão futura.


Outra espetacular característica do rover é a quantidade de câmeras que ele possui, 23 no total, sendo a maior quantidade de câmeras carregadas por uma missão interplanetária na história! Isto permitirá imagens com uma grande quantidade de detalhes do solo de Marte, sendo que algumas delas serão disponibilizadas no site da missão.


Cientistas de todo o mundo estão colocando grandes esperanças nos resultados que podem ser obtidos com esta missão, mas por enquanto o que nos resta é aguardar que o pequeno rover chegue em segurança ao planeta vermelho.


Fonte: https://www.jpl.nasa.gov/news/press_kits/mars_2020/download/mars_2020_launch_press_kit.pdf


Vídeo sobre a coleta de amostras (em inglês):

https://www.youtube.com/watch?v=0PVjj0PEPMA


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

© 2020 Instituto  Principia

Rua Pamplona 145, Bela Vista, 01405-900

São Paulo - SP.