top of page
nebula-colorful-stars-galaxy-planet-space-4907-1366x768.jpg
LogoYouScience.png

Oceanografia

01 de Junho de 2019

Profa. Dra. Camila Negrão Signori

Profa. Dra. Camila Negrão Signori
image_preview.png

O mar sempre representou uma inesgotável fonte de mistérios e desafios para o homem. Os povos primitivos viam-no como um universo repleto de seres fantásticos e monstruosos, difícil de enfrentar e de conhecer. Aristóteles, em 380 a.C., foi o primeiro pensador a estudar o oceano utilizando uma metodologia mais científica. No entanto, apesar do início tão precoce, passaram-se cerca de dois mil anos até que a ciência oceanográfica viesse efetivamente a existir, Surgiu então a Oceanografia ou Ciências do Mar.

A Oceanografia é uma ciência do ramo das geociências que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam e de sua interação com os continentes e com a atmosfera, bem como os processos que atuam nestes ambientes. A Oceanografia estuda também a vida marinha, seja vegetal ou animal.

A Oceanografia se divide em cinco áreas: oceanografia física, oceanografia química, oceanografia biológica, oceanografia geológica e oceanografia social.

Veja as edições anteriores