top of page
nebula-colorful-stars-galaxy-planet-space-4907-1366x768.jpg
LogoYouScience.png

Neurociência

01 de Junho de 2019

Prof. Dr. Alexandre de Rezende

Prof. Dr. Alexandre de Rezende
image_preview.png

Neurociência é uma área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações que sofra. Portanto, o objeto de estudo dessa ciência é complexo, sendo constituído por três principais elementos: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. O sistema nervoso é responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo e é de extrema importância para o seu funcionamento como um todo, tanto nas atividades voluntárias, quanto nas involuntárias. Um dos focos centrais da neurociência é o cérebro e que até hoje, apesar dos avanços nas pesquisas relacionadas a ele, ainda surpreende toda a humanidade com as descobertas e os mistérios que ainda o envolvem.

As pesquisas realizadas em Neurociência exploram mais de uma área do conhecimento. Por esse motivo, essa ciência é considerada multidisciplinar, reunindo diversas especialidades como bioquímica, biomedicina, fisiologia, farmacologia, estatística, física, engenharia, economia, linguística, entre outras que objetivam investigar o comportamento, os mecanismos de aprendizado e a aquisição de conhecimento humano.

São várias as finalidades das pesquisas na área da neurociência. Entre elas, destaque para o entendimento de como nossas vivências são capazes de alterar o cérebro e como interferem no seu desenvolvimento. Dessa forma, essa disciplina abrange a inteligência, o raciocínio, a capacidade de sentir, de sonhar, de comandar o corpo, tomar decisões, fazer movimentos, entre outros.

Veja as edições anteriores