top of page
nebula-colorful-stars-galaxy-planet-space-4907-1366x768.jpg
LogoYouScience.png

Desastres Socionaturais São Evitáveis?

10 de Março de 2022

Prof. Dr. Jefferson de Lima Picanço

Prof. Dr. Jefferson de Lima Picanço
image_preview.png

Desastres não são naturais. Desastres são a intersecção de um fenômeno perigoso, seja de que origem for, com uma determinada população, provocando óbitos e prejuízos materiais profundos. Muitos desastres ocorrem em sociedades cujas populações mais vulneráveis estão permanentemente em situação de desastre. Desta forma o desastre é um processo social, do qual a ocorrência do fenômeno perigoso é só mais um momento. Por isso, o pós-desastre é uma continuação do desastre.



Os desastres são evitáveis? Podemos diminuir a vulnerabilidade das pessoas?



Existem várias formas de evitar ou mitigar um desastre, dadas pela ciência e pelas diferentes formas de coesão social. A melhor via é a via da política e da discussão horizontal, com voz para todos os envolvidos, especialmente os mais vulneráveis.

A Sociedade brasileira, que é uma sociedade basicamente reativa a desastres, tem avançado muito nos últimos anos. Entretanto, com o desmantelamento das entidades técnicas e das articulações governamentais que trabalham nesta área, estamos experimentando um retrocesso. Não obstante isso, há muito que se fazer. Trata-se de uma área multidisciplinar e que apresenta desafios importantes a serem vencidos, tanto a nível nacional quanto internacional. Engenheiros, matemáticos, geólogos, geógrafos, sociólogos, enfermeiros, jornalistas, são todos bem-vindos para ajudar a salvar vidas e melhorar as condições das pessoas mais vulneráveis.

Veja as edições anteriores