13º Edição - Cidades Inteligentes
As cidades há muito tempo apresentam sérios problemas como poluição, consumo ineficiente de energia, mobilidade urbana difícil etc. que crescem à medida que aumenta a densidade populacional. Vislumbra-se nas novas tecnologias a possibilidade de resolvê-los, auxiliados por bons planejamentos que atentem para a qualidade de vida, uso correto do subsolo e do solo, e também da implantação de eficiente infraestrutura tecnológica. Esse é o desafio das Cidades Inteligentes: integrar tecnologia, gestão e novos modelos de relações. Assim, por meio de estruturas de comunicação e da monitoração de locais estratégicos do meio urbano a Cidade Inteligente coleta dados que, submetidos a análises adequadas, geram a informação que viabiliza boas decisões gerenciais e culminem na qualidade de vida da população.
- David Bianchini
Prof. Dr. David Bianchini

David Bianchini fez graduação em Engenharia Eletrônica na Escola de Engenharia Mauá, Especialização em Administração na Universidade São Francisco – USF, Mestrado em Educação na PUC - Campinas e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP com foco em Ciência, Educação e Tecnologia. Especializou-se recentemente em Psicanálise no Centro de Formação e Assistência à Saúde - CEFAS. Fala esperanto desde os 15 anos e trabalha ativamente na sua difusão através de cursos e palestras.
Tem 20 anos de experiência profissional em empresas de telecomunicações: Ecodata e EMBRATEL, seguidos de 20 anos na PUC – Campinas, onde exerceu os cargos de Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica, Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Elétrica e pesquisador e professor no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana.
Presidiu também o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos desta Universidade. Atualmente atua como pesquisador colaborador no Laboratório de Comunicações Visuais da Unicamp.