18º Edição - Água: Era do Gelo à Nanotecnologia

Água cobre 70% do nosso planeta e compõe cerca de 70% do nosso corpo. Este líquido tão corriqueiro possui muitos mistérios que podem ser resumidos nas suas mais de 60 anomalias. A água se comporta de forma diferente do comportamento de outros materiais do planeta na sua densidade, nas suas múltiplas fases sólidas, na difusão que se acelera ao aumentar a densidade, no seu comportamento bizarro ao ser confinada. A água ama alguns materiais e odeia outros. Todas estas anomalias desempenharam um papel fundamental na criação e manutenção da vida e do equilíbrio do planeta. Nesta palestra descreveremos e explorar algumas destas anomalias e explicitar sua importância. Iremos igualmente apresentar como podemos estrategicamente usar as anomalias da água em nanoconfinamento para obter mais água potável para o planeta.

- Marcia C. Barbosa (*)

(*) Marcia Barbosa estudou desde o primeiro ano primário em escolas públicas e se tornou uma especialista reconhecida mundialmente em água e suas anomalias. Atua na UFRGS.

Profa. Dra. Marcia C. Barbosa

É professora titular da física da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências(TWAS). Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Fĩsicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Por seu trabalho por mulheres na ciência ganhou em 2009 a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes em 2016 e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora. Em 2020 foi considerada pela Onu Mulheres uma das mulheres que mudou o mundo com a ciência e pela Revista Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

© 2020 Instituto  Principia

Rua Pamplona 145, Bela Vista, 01405-900

São Paulo - SP.